Mudanças FIES 2025: Como vai funcionar a partir de agora?

Em breve mais uma edição do FIES será realizada e os interessados em participar já se perguntam sobre as mudanças FIES 2025. Se você é uma dessas pessoas, veja aqui tudo que você precisa saber sobre o processo seletivo e como ele vai funcionar neste ano. 

Jovem universitário posa sorridente fazendo sinal de positivo com olegar para cima no campus da universidade com outros alunos ao fundo
Imagem: Freepik

Sobre o FIES

Criado pelo Ministério da Educação, em 2001, o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) foi estabelecido por meio da lei 10.260. O programa foi desenvolvido com o propósito de facilitar o acesso ao Ensino Superior, fornecendo empréstimo estudantil a estudantes que não conseguem custeá-lo.

Dessa forma, os estudantes que não conseguem pagar os altos valores de uma graduação têm mais uma alternativa para garantir seu diploma. O FIES é uma opção muito melhor do que financiamentos de instituições financeiras, pois tem melhores condições e prazo de pagamento.

O valor das parcelas do financiamento é definido de acordo com a renda do estudante, e ele só começa a pagar após se formar. Além disso, enquanto estuda tem a tranquilidade de não ter sua dívida crescendo, pois tem juros zero em seu empréstimo.

Estudantes em aula
Imagem: Freepik

Mudanças FIES 2025

Com a proximidade de uma nova edição, muitos jovens que pretendem participar da seleção têm se perguntado se há mudanças no FIES 2025. Preocupação que podem tirar da cabeça, já que o Governo não pretende realizar novas alterações no programa neste ano.

No entanto, é preciso lembrar que o FIES ganhou algumas novas regras em 2024, com a promulgação da Resolução nº 58/2024. A normativa instituiu o FIES Social, com o propósito de garantir aos estudantes de baixa renda o acesso e permanência no Ensino Superior.


O que mudou com o FIES Social?

Com o estabelecimento do FIES Social, a cada edição do processo seletivo é reservado 50% das vagas para jovens menos favorecidos. De acordo com a Resolução, para ter direito a concorrer nesta cota é preciso comprovar que têm renda familiar per capita de no máximo meio salário mínimo.

Também é necessário que o candidato tenha Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). E claro que esses requisitos não eliminam os critérios de participação que todos os candidatos precisam atender, que são:

  • Ter renda familiar mensal per capita de no máximo 3 salários mínimos;
  • Ter participado do Enem, alcançado no mínimo 450 pontos de média nas provas e pelo menos 400 pontos na redação.
Universitários assistem aula
Imagem: Freepik

Outras vantagens do FIES Social

Além de reservar vagas, o FIES Social oferece outras vantagens aos candidatos de baixa renda que se enquadram em seus critérios. Primeiramente, que o candidato que se classificar neste grupo, pode financiar até 100% dos encargos educacionais cobrados pela instituição de Ensino Superior.

E caso não consigam se classificar para convocação na chamada única, os candidatos do FIES Social têm preferência na Lista de Espera. Em outras palavras, quem se encaixa nas novas regras têm o dobro de chances de obter uma vaga.


Inscrição FIES 2025

Agora que você já conhece as principais mudanças do FIES 2025, só precisa ficar atento para fazer sua inscrição entre 4 e 7 de março, acessando o portal oficial do programa.  Veja abaixo um passo a passo de como se inscrever:

  1. Acesse o Portal FIES clicando aqui;

    Portal do FIES
    Imagem: Reprodução


  2. Em seguida acesse sua conta no Login Único usando seu CPF e senha (mesma conta usada na inscrição do Enem);
  3. Depois, preencha os dados solicitados sobre o candidato e seu grupo familiar;
  4. Indique curso de seu interesse, além do estado, cidade e instituição onde quer estudar (até três opções);
  5. Pronto, você está inscrito.
Kenia Almeida
Escrito por

Kenia Almeida