FIES Seleção 2025: Inscrição e Resultado da Pré-Seleção
Se você gostaria de iniciar a sua graduação no próximo semestre, mas para isso necessita de um financiamento, precisa se informar sobre o FIES Seleção 2025. Então, veja aqui tudo que você precisa saber sobre o processo seletivo, da inscrição aos resultados.
Contents
O FIES
Estabelecido por meio da lei 10.260, o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) foi criado pelo Ministério da Educação, em 2001. A ideia do Governo ao desenvolver o projeto era de facilitar o acesso ao Ensino Superior, fornecendo empréstimo estudantil.
Quem pode se inscrever para o FIES Seleção 2025?
Sendo um programa governamental estabelecido por lei, o FIES tem regras que precisam ser respeitadas e cumpridas, o que inclui os critérios de participação. Desse modo, para se inscrever para o FIES 2025 você precisa atender aos seguintes requisitos mínimos:
- Ter renda familiar mensal per capita de no máximo 3 salários mínimos;
- Ter participado do Enem, alcançado no mínimo 450 pontos de média nas provas e pelo menos 400 pontos na redação.
FIES Seleção 2025
Como seu processo seletivo tem a mesma metodologia que o Prouni e SISU, o FIES Seleção 2025, vai classificar seus candidatos com base em sua nota no Enem. Assim, para obter uma vaga é preciso que a pontuação no Exame seja igual ou maior que a nota de corte dos cursos em que você se inscrever.
Veja abaixo a média de nota de corte de alguns dos cursos mais concorridos:
- Medicina: 756,32;
- Direito: 597,76;
- Psicologia: 584,09;
- Fisioterapia: 562,28;
- Engenharia Civil: 562,22;
- Nutrição: 563,56;
- Enfermagem: 559,93;
- Odontologia: 550,64;
- Pedagogia: 530,616
- Administração: 524,96.
Como funciona o FIES 2025?
Como já mencionado ao se inscrever para a seleção do FIES 2025, os candidatos são classificados por meio de sua nota no Enem. Dessa maneira, os candidatos que se classificam dentro da oferta de vagas recebem a oportunidade de financiar seu curso pelo programa.
Mas é importante destacar que apenas se classificar não é garantia do financiamento, os selecionados passam por uma análise para formalização do contrato. Nesta etapa precisam apresentar documentação que comprove que se encaixam nos critérios do programa.
Somente após a aprovação da documentação é que podem dar seguimento ao processo e finalizar o contrato de financiamento. Lembrando que é nessa fase que os beneficiários das novas regras do FIES Social devem comprovar que têm direito ao benefício.
A análise também deve comprovar a situação dos candidatos que têm renda familiar de no máximo 1,5 salário mínimo por pessoa. Pois estes serão liberados da obrigatoriedade de apresentar um fiador para a contratação do empréstimo estudantil.
Quais as vantagens do FIES?
Não é à toa que o FIES é tão concorrido, afinal os estudantes que obtêm o financiamento só vão pagar sua dívida após sua formatura. Além disso, as parcelas são definidas de acordo com a situação financeira do estudante na época do início do pagamento, e eles não sofrem com juros.
Durante o período de estudo, o estudante só precisa pagar mensalmente os encargos educacionais a sua instituição de ensino. E quando se formar, enquanto não conseguir emprego, e se ficar desempregado, só precisa fazer o pagamento mínimo de sua parcela.
Quando se inscrever e ver resultado do FIES Seleção 2025?
Todas as etapas do processo seletivo do FIES, da inscrição aos resultados, são definidas e divulgadas no edital da edição. Veja abaixo o cronograma no qual você encontra os prazos de inscrição e resultados do FIES Seleção 2025:
- Inscrições FIES 2024: de 12 a 15 de março;
- Resultados da chamada única: de 21 a 26 de março;
- Complementação das informações da inscrição: 22 a 26 de março;
- Convocação da lista de espera: 28 de março a 30 de abril.
Como se inscrever para o FIES Seleção 2025?
Se você quer se inscrever para o FIES Seleção 2025, só precisa acessar o portal oficial do FIES no prazo acima mencionado. Veja abaixo um passo a passo simples de como fazer isso:
- Acesse o Portal FIES clicando aqui;
- Acesse sua conta no Login Único usando seu CPF e senha (mesma conta usada na inscrição do Enem);
- Preencha os dados solicitados sobre o candidato e seu grupo familiar;
- Indique o curso de seu interesse, além do estado, cidade e instituição onde quer estudar (até três opções);
- Pronto, você está inscrito.