Devendo no FIES? Veja como regularizar seus débitos em 2025

Muitos jovens financiaram sua graduação para poder cursar o Ensino Superior, mas não conseguiram um bom emprego após se formar e agora estão devendo no FIES 2025. Se você é um deles, veja aqui como regularizar seus débitos em 2025.

Jovem profissional estressada com algo
Imagem: Freepik

Dívida pesada

O FIES surgiu há quase 25 anos como uma solução para os jovens que não conseguiram ingressar na universidade por meio do SISU e Prouni. Afinal, o programa financia o valor total da graduação, com juros baixíssimos e o estudante só precisa começar a pagar depois de formado.

Acontece que na teoria a ideia é melhor que, na prática, pois iniciar uma carreira não é algo tão simples, e pode demorar para que se obtenha o lucro esperado. Devido a essa dura realidade, muitos jovens acabaram com uma dívida pesada para um recém-formado.

Com isso, esses novos profissionais acabam se vendo endividados, não conseguindo pagar seu financiamento. E algo importante a se destacar aqui, é que o tempo não resolve o problema, pois a dívida do FIES não “caduca”.


Devendo no FIES 2025

Se você é um dos milhares de profissionais em início de carreira devendo no FIES 2025, saiba que você pode resolver esse problema. Há pelo menos duas opções de soluções às quais você pode recorrer para regularizar seus débitos.

Perdão da dívida

Com o propósito de reduzir o número de recém-formados iniciando suas carreiras endividados com o FIES, o Governo estabeleceu soluções na Lei 14.375 em 2022. A legislação deu aos devedores a opção de ter parte de sua dívida perdoada, ou renegociar o montante.

Voltado exclusivamente a quem não consegue pagar o FIES a no mínimo 360 dias, o Perdão é oferecido a quem contratou o financiamento antes de 2018. Nessa opção, é possível ter até 77% do valor total da dívida perdoada, podendo parcelar em até 15 vezes o restante da dívida.

E caso o devedor tenha sido beneficiado com o Auxílio Emergencial durante a Pandemia do Covid-19, ou tenha cadastro em programas sociais pelo CadÚnico a oferta é ainda melhor. Isso porque este público específico pode ter até 99% da dívida perdoada, pagando o restante em 15 parcelas.

Jovem sentada com notebook aberto no colo comemora algo
Imagem: Freepik

Renegociação da dívida

A mesma lei que criou o perdão de parte da dívida do FIES, também estabeleceu a opção de pessoas que não realizam o pagamento a pelo menos 90 dias, renegociá-la. Nesse caso também há duas alternativas, contudo o público é o mesmo, o que muda são as condições.

Primeiramente você pode optar por quitar sua dívida à vista, recebendo um desconto de 12% do valor total, para que prossiga sua carreira sem ficar devendo no FIES 2025. A outra alternativa é pagar a dívida em 150 parcelas, ganhando perdão total de juros e multas pelos atrasos.


Como não ficar devendo no FIES 2025?

Se você não quer ficar devendo no FIES 2025, seja solicitando perdão de parte da dívida ou renegociação, só precisa solicitar o serviço no aplicativo de seu banco financiador. Veja abaixo como fazer, por exemplo, a renegociação, tanto no Banco do Brasil, como na Caixa Econômica Federal.

Jovem animada mexendo no celular
Imagem: Freepik

Banco do Brasil

  1. Acesse o aplicativo do Banco do Brasil e clique em Solução de dívidas;
  2. Em seguida clique em Renegociação FIES;
  3. Então clique em Renegociar parcelas;
  4. Faça uma simulação do parcelamento e escolha a opção que se adapta melhor às suas condições financeiras;
  5. De aceite no termo de adesão e conclua a operação;
  6. Pronto, agora você só precisa pagar a primeira parcela ou boleto da renegociação para confirmar o novo contrato.

Caixa Econômica Federal

  • Acesse o aplicativo da Caixa e clique em Renegociação Fies;
  • Verifique se a renegociação está liberada para seu contrato;
  • Em seguida confira se os dados que constam estão corretos;
  • Posteriormente faça uma simulação, para verificar as opções para seu contrato e escolha a que se adapta melhor às suas condições financeiras;
  • Então confirme seu dados, dê aceite no termo de adesão e conclua a operação;
  • Pronto, agora você só precisa pagar a primeira parcela ou boleto da renegociação para confirmar o novo contrato.

FIES SOCIAL: VOCÊ PRECISA SABER DISSO!!! (youtube.com)

Kenia Almeida
Escrito por

Kenia Almeida