Entenda como funcionam as taxas de juros do FIES 2025

Hoje a nossa missão é te mostrar como funcionam as taxas de juros do FIES 2025. Afinal, este é um ponto que fica na cabeça de muitos estudantes ou pessoas que pretendem se inscrever nesse programa do governo tão importante.

Um aluno sentado escrevendo em uma folha enquanto calcula como funcionam as taxas de juros do FIES 2025
Imagem: Reprodução/Pexels

Por que o saldo devedor do Fies aumenta?

O saldo devedor do Fies aumenta por causa da incidência de juros sobre o valor original do financiamento. Esses juros podem ser simples ou compostos, e a taxa de juros varia de acordo com a modalidade do Fies que você contratou.

Juros simples: nessa modalidade, os juros são calculados apenas sobre o valor principal do financiamento, ou seja, a quantia que você recebeu da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil. Dessa forma, significa que o saldo devedor aumenta a cada mês, mesmo que você pague as parcelas em dia.

Juros compostos: já na modalidade com juros compostos, os juros são calculados sobre o valor principal do financiamento e também sobre os juros acumulados em meses anteriores. Ou seja, o saldo devedor aumenta a um ritmo mais acelerado do que na modalidade de juros simples.

Além disso, há outros fatores que podem influenciar no aumento do saldo devedor, por isso é necessário se atentar à:

  • Multa por atraso: se você atrasar o pagamento das parcelas, terá que pagar multa, o que aumenta o saldo devedor;
  • Correção monetária: o saldo devedor do Fies também acompanha a inflação. Assim, o valor que você precisa pagar aumenta com o tempo.
Uma estudante sentada no banco da praça com o notebook no colo
Imagem: Reprodução/Pexels

Como funcionam as taxas de juros do FIES 2025?

A taxa de juros do Fies varia de acordo com a modalidade do financiamento que você contratou e outros aspectos relacionados ao perfil social do estudante.

  • Modalidade I: juros zero para estudantes com renda familiar bruta mensal per capita de até meio salário mínimo;
  • Modalidade II: taxa de juros entre 3% e 6,67% ao ano para estudantes com renda familiar bruta mensal per capita entre três e cinco salários mínimos;
  • Modalidade III: taxa de juros entre 6,67% e 9,67% ao ano para estudantes com renda familiar bruta mensal per capita acima de cinco salários mínimos.

Vale mencionar que estes valores são variáveis, e é indispensável ler o seu contrato no ato da contração para saber exatamente os juros do seu financiamento.


Como pagar o Fies mais rápido?

Existem algumas maneiras de pagar o Fies mais rápido, de modo que uma das principais maneiras, é aumentar o valor das parcelas. Então, quanto maior o valor que você paga no mês, mais rápido será a conclusão, e você também pagará menos juros.  

Um estudante usa seu notebook para ver como funcionam as taxas de juros do FIES 2025
Imagem: Reprodução/Pexels

Outra opção é amortizar o saldo devedor, como isso funciona? Na prática, você pode fazer depósitos extras a qualquer momento para reduzir o saldo devedor do financiamento. Por exemplo, pagar duas ou três parcelas no mesmo mês. Fazendo isso recorrentemente, o saldo será quitado mais rápido.

E se você tiver economia para isso, quitar o saldo devedor antecipadamente também pode ser uma opção. Assim, você pode conseguir descontos, além de ter um menor tempo de exposição aos juros e não correr o risco de pagar multa.

Qual a melhor opção para encerrar o Fies?

A melhor opção para encerrar o Fies depende da sua situação financeira individual. Assim, se você tem condições de pagar as parcelas em dia, pode ser interessante aproveitar a taxa de juros zero da Modalidade I.

Caso você encontre mais dificuldade, pode ser interessante optar por uma modalidade com taxa de juros mais baixa e amortizar o saldo devedor antecipadamente.

Cinco aluno vistos de cima. Eles estudam juntos para um trabalho de faculdade
Imagem: Reprodução/Pexels

Mas se você acumulou parcelas e não se vê em condições de lidar com o saldo final, a melhor opção é aproveitar as oportunidades de negociação do governo.

Concluímos nosso artigo e agora você já entende como funcionam as taxas de juros do FIES 2025! No entanto, é importante, caso você ainda tenha dúvidas, não deixe de procurar seu agente financeiro (banco em que fez o contrato) para esclarecer todos os pontos que você ainda não compreendeu. 

Moyses Batista
Escrito por

Moyses Batista