Está devendo o FIES? Saiba como se regularizar em 2025

Está devendo o FIES? O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, é um programa do Governo Federal. De fato, ele é fundamental para a realização do sonho da graduação de muitos brasileiros. Mas se você se vê em uma situação difícil com as dívidas, este artigo veio te dar uma luz.

Uma estudante que está devendo o FIES usa o caderno para fazer anotações. Ela está sentada no sofá olhando para o notebook com um headphone
Imagem: Reprodução/Freepik

Como saber se estou devendo o FIES?

Para tirar essa dúvida de uma vez, existem canais oficiais que te informam sobre sua situação. A principal maneira de saber de você está devendo o FIES, é o SisFies (Sistema de Financiamento Estudantil). Assim, é necessário acessar o site <http://sisfies.mec.gov.br/> e faça login com seu CPF e senha.

No SisFies, você terá acesso a um panorama completo do seu contrato, incluindo saldo devedor, histórico de pagamentos e boletos em aberto.

Outra opção é o aplicativo FIES, que fica disponível para Android e iOS. Por meio do app é possível consultar informações sobre seu contrato, gerar boletos e até mesmo renegociar sua dívida.

Além disso, você pode se dirigir à Caixa Econômica Federal, tanto nas agências quanto pelo telefone 4004 0 104 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 104 0 104 (demais regiões).


Estou devendo o FIES e agora?

Primeiramente, manter a calma é fundamental! A inadimplência com o FIES pode trazer consequências negativas, como:

Uma estudante sorri segurando a mochila nas costas por uma alça
Imagem: Reprodução/Freepik
  • Negativação do seu nome nos serviços de proteção ao crédito (SPC e Serasa);
  • Dificuldade na obtenção de crédito para financiamentos, empréstimos e até mesmo cartões de crédito;
  • Impossibilidade de participar de concursos públicos e outros programas sociais.

Mas não se preocupe, abaixo, vamos falar de algumas soluções que podem de te ajudar a arrumar esta situação.

O que fazer quando não tem dinheiro para pagar o FIES?

Se você está enfrentando dificuldades para honrar seus compromissos com o FIES, existem alternativas. A primeira delas é a renegociação da dívida, uma vez que você pode entrar em contato com o banco que concedeu o financiamento. É possível solicitar novos prazos, reduzir o valor das parcelas entre outras opções.

Além disso, é capaz aproveitar programas esporádicos do governo, como o Desenrola FIES. Portanto, é fundamental acompanhar os anúncios do MEC em relação ao financiamento concedido aos estudantes. 

Um estudante sentado em um banco na praça com a mochila em sua frente
Imagem: Reprodução/Freepik

Vai ter perdão da dívida do FIES em 2025?

Até o momento, não há previsão oficial de um novo programa de anistia ou perdão da dívida do FIES para 2025. No entanto, existem projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional que propõem medidas nesse sentido. É importante acompanhar as notícias e se manter atualizado sobre as novidades.

Quais as consequências de não pagar o FIES?

Como já apontamos acima, não pagar o FIES leva a algumas consequências negativas. Além de cadastros em locais como SPC e Serasa, e dificuldade para obter créditos, há outra possibilidade.

Estamos nos referindo à cobrança judicial. Tanto o Banco do Brasil quanto a Caixa Econômica Federal podem cobrar a dívida judicialmente. Diferente do que muito se difunde pela internet, esta cobrança não pode levar à penhora de bens. De todo modo, traz outras desvantagens, que é melhor evitar.

Um grupo de quatro estudantes olham no notebook quem Está devendo o FIES
Imagem: Reprodução/Freepik

De todo modo, não espere ficar cada vez mais fora do seu controle. Afinal, o ideal é buscar soluções para quitar sua dívida com o FIES o quanto antes e evitar as consequências, além de multas e juros que deixam a dívida maior a cada dia.

Gerenciar as finanças e manter o controle das dívidas é fundamental para garantir um futuro tranquilo. Então, se você está devendo o FIES, agora já sabe alguns caminhos para conseguir se organizar e até mesmo se livrar desse peso em suas costas.

Moyses Batista
Escrito por

Moyses Batista