FIES Social 2025: O que é, quais os requisitos e como se inscrever

Se você ainda não conhece o FIES Social 2025, não pode deixar de ver essa incrível oportunidade para dar continuidade aos seus estudos. Hoje veremos como o programa funciona, qual a renda necessária para participar, o meio para se inscrever, entre outros aspectos importantes para quem deseja participar!

Um estudante em frente ao notebook vê informações sobre o FIES Social 2025
Imagem: Reprodução/Freepik

Como funciona o Fies Social 2025?

O Fies Social surgiu em 2024, e amplia significativamente o acesso ao ensino superior em instituições privadas para estudantes de baixa renda.

Esta modalidade do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) oferece financiamento de até 100% do valor da mensalidade. Além disso, ele tem juros menores, com o pagamento apenas após a conclusão do curso.

Na prática, ele funciona tal qual o FIES tradicional, no entanto, ele dá prioridade a estudantes de baixa renda. Com isso, ele oferece apenas a modalidade de financiamento integral.

Além disso, ele tem juros subsidiados, chegando a taxas mais baixas comparadas ao Fies tradicional, tornando o programa mais acessível. Continue por aqui para explorarmos mais sobre o que este programa oferece para os estudantes! 

Uma estudante na sala da sua casa. Ela está em frente ao notebook onde se inscreve no FIES Social 2025
Imagem: Reprodução/Freepik

Qual a renda máxima para conseguir o Fies Social?

O Fies Social é direcionado exclusivamente a estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, ou seja, em torno de R$ 606,00.

Como comprovar renda no Fies Social?

A comprovação de renda para o Fies Social é feita através da inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Desse modo, os dados familiares presentes no CadÚnico são a base para avaliar a elegibilidade do estudante ao programa.


Quando começa a valer o Fies Social 2025?

O Fies Social teve início em março de 2024, com a publicação da Portaria nº 167 pelo Ministério da Educação (MEC). É importante acompanhar as atualizações nos portais oficiais do Governo e do FIES 2025 para ficar por dentro das novas oportunidades em processos seletivos futuros.

Uma estudante na secretaria da escola olha seu celular e sorri
Imagem: Reprodução/Freepik

Como participar do Fies Social 2024?

Para participar do Fies Social, os estudantes devem, antes de tudo, se certificarem que estão inscritos no CadÚnico. Assim, é fundamental ter inscrição válida e ativa no CadÚnico, com dados familiares atualizados. Com isso, lembre-se da necessidade da renda familiar per capita de até meio salário mínimo.

Além disso, o candidato precisa atingir a nota mínima no ENEM sem zerar a redação. Outro ponto, é que para garantir a vaga, é indispensável alcançar a nota de corte do curso pretendido.

Desse modo, basta se atentar às datas do cronograma FIES para realizar a sua inscrição no site oficial do programa. O processo para se inscrever, entretanto, é o mesmo que o tradicional. 

Quando começa a inscrição do Fies Social 2025?

As datas das próximas inscrições do Fies Social ficam disponíveis no site do FIES, que, aliás, ocorrem no mesmo período do programa tradicional.

Uma estudante à noite em seu quarto usando o seu notebook para estudar
Imagem: Reprodução/Freepik

Desse modo, o recomendado é consultar periodicamente o site oficial do Fies. Além disso, se mantenha atento às redes sociais do MEC para obter as últimas informações e prazos.

Vale mencionar que o programa tem duas edições no ano, e os estudantes podem participar tanto no primeiro, quanto para o segundo semestre.

Agora você sabe que o Fies Social 2025 representa uma oportunidade especial para estudantes de baixa renda,  com o sonho de concluir a graduação em instituições privadas.

Com financiamento integral, juros subsidiados e pagamento após a conclusão do curso, o programa democratiza o acesso ao ensino superior e abre portas para um futuro promissor.

Moyses Batista
Escrito por

Moyses Batista