Como renegociar dívidas do FIES: Confira algumas formas

 

Não é incomum ver um estudante financiado se perguntar como renegociar dívidas do FIES. Então, com tantas pessoas em dúvida, nós montamos um artigo completamente focado neste assunto. Até o fim, você entenderá que é possível se livrar dessas dívidas, e o seu primeiro passo começa bem aqui! 

Um estudante em frente ao seu notebook no quarto. Ele faz anotações no caderno para ver como renegociar dívidas do FIES
Imagem: Reprodução/Freepik

Estou devendo o Fies e agora?

Se você se encontra com dívidas do Fies em atraso, antes de tudo, mantenha a calma. Embora, se trate de um momento delicado, é indispensável agir com cautela e procurar soluções para regularizar sua situação.

Entretanto, o primeiro passo é identificar o valor total da dívida e o seu perfil de inadimplência. Desse modo, você pode entrar no aplicativo do FIES ou no portal do aluno no SisFIES. Procure pela aba “Contrato FIES” e clique novamente em “Contrato”

Assim, você visualizará a sua dívida e terá um melhor parâmetro das medidas possíveis. Com esta informação em mãos, é hora de encontrar um caminho para quitar o seu saldo devedor.

Uma das indicações, caso você esteja entrando em desespero, é procurar o agente financeiro que concedeu o financiamento. Seja a Caixa Econômica ou o Banco do Brasil, visite a agência, informe sobre sua situação e pergunte o que é possível fazer. 

Outro caminho é fazer uma renegociação da sua dívida. O governo oferece alguns programas sazonais que possibilitam a quitação da conta com diferentes acordos. Claro que é necessário se enquadrar nos requisitos para participar dessas iniciativas, mas a cada ano elas estão cada vez mais abrangentes.

Uma estudante sentada em sua sala de estudos com um livro na mão
Imagem: Reprodução/Freepik

Como fazer acordo para pagamento do Fies?

Como apontamos antes, o governo federal oferece diferentes opções de renegociação para devedores do Fies. Em alguns casos pode haver descontos de até 99% do valor original da dívida. Dentre as principais possibilidades estão:

  • Desenrola Fies: programa com prazos mais flexíveis e menores taxas de juros;
  • Pagamento Único: opção com maior desconto, mas que exige a quitação total da dívida em um único pagamento.

Para solicitar a renegociação você pode tanto acessar o site do Fies quanto procurar a agência da Caixa Econômica Federal mais próxima. 

Se você preferir fazer o processo online, não deixe de conferir o guia completo de renegociação que a Caixa preparou!


O que acontece se não pagar o acordo do Fies?

O não pagamento do acordo do Fies pode ter consequências sérias, mas que não são tão diferentes do não pagamento do contrato original. 

Uma estudante ao ar livre com um caderno aberto e lápis na boca na mão e pensando Como renegociar dívidas do FIES
Imagem: Reprodução/Freepik

Dessa forma, pode haver a inscrição no Cadastro Positivo (SPC) e Serasa Experian. Isso, por sua vez, leva a uma dificuldade de obter crédito nacionalmente em bancos e lojas. Além disso, pode haver um protesto em cartório, que reforça a sua situação de inadimplência, agora perante a justiça.

Em caso mais extremo, porém incomum, a pessoa pode receber uma notificação judicial. Contudo, diferente do que muitos acreditam, o financiamento do FIES não leva à penhora de bens dos participantes inadimplentes e acionados judicialmente.

Quando caduca a dívida do Fies?

A dívida do Fies não prescreve, ou seja, o devedor é obrigado a pagá-la até o final da vida, mesmo após a aposentadoria. Aliás, temos um artigo completo sobre este assunto para te orientar!


O que fazer quando não tem dinheiro para pagar o Fies?

Se você está com dificuldades para pagar o Fies, existem algumas alternativas que podem te ajudar. Pensando de forma prática, buscar um emprego pode ser uma ótima solução, uma vez que você aumenta sua renda e tem maior possibilidade de quitar a dívida.

Uma estudante sentada na mesa fazendo anotações em seu caderno. Ao lado há um copo de café
Imagem: Reprodução/Freepik

Outra possibilidade, que enfatizamos aqui desde o começo, é negociar com o credor. Aliado a estas duas ideias iniciais, não deixe de acompanhar os programas de auxílio para aproveitar as chances que o governo federal oferece, sobretudo, a estudantes em situação de vulnerabilidade social.

Atenção, pois, há um Projeto de Lei (1124/2024) em análise que prevê descontos de até 50% para estudantes que atuam em serviços públicos.  

Agora você já sabe que tem como renegociar dívidas do FIES, de modo que é muito importante não se desesperar e buscar soluções para regularizar sua dívida do Fies. Então, não se esqueça que com planejamento e organização, você conseguirá superar esse desafio!

Moyses Batista
Escrito por

Moyses Batista