Fies e P-Fies 2025: Como funcionam? Inscrições e Simulação

Se você pretende ingressar no Ensino Superior no próximo semestre, mas precisa financiar o curso, precisa se informar sobre o FIES e P-FIES 2025. Então veja aqui tudo que precisa saber sobre as duas opções de financiamento estudantil.

Jovem estudante com expressão animada com um notebook aberto na mão
Imagem: Freepik

O que é o FIES e P-FIES?

Criado pelo Ministério da Educação, em 2001, o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa estabelecido por meio da lei 10.260. O P-FIES é uma derivação, que tem o mesmo objetivo que o FIES: fornecer empréstimo estudantil a estudantes para que cursem o Ensino Superior.

Embora muitas pessoas pensem que P-FIES é apenas uma forma diferente de chamar o programa original, não é, é um segundo programa. Dos requisitos a seu funcionamento, os programas diferem de diversas formas.

Estudante estuda enquanto aguarda a aula começar na sala da universidade
Imagem: Freepik

Quem pode participar do FIES e P-FIES 2025?

Primeiramente o FIES tem regras e critérios, inclusive dois requisitos mínimos que seus candidatos precisam obrigatoriamente atender, que são:

  • Ter renda familiar mensal per capita de no máximo 3 salários mínimos;
  • Ter participado do Enem, alcançado no mínimo 450 pontos de média nas provas e pelo menos 400 pontos na redação.

Já o P-FIES não exige que seus participantes tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), pois não classificam com base na pontuação. Além disso, o programa não tem limitação de renda familiar mensal por pessoa.


Como funcionam o FIES e P-FIES 2025?

O FIES conta com um processo seletivo, realizado duas vezes ao ano, no qual as instituições de ensino parceiras ofertam um número limitado de vagas. Os interessados em participar precisam fazer inscrição, fornecendo sua nota no Enem.

Todos os participantes são classificados de acordo com sua pontuação no Exame, que precisa ser igual ou superior à nota de corte do curso e instituição em que se inscreveu. O resultado com a convocação dos classificados dentro da oferta de vagas é divulgado em data pré-definida pelo MEC.

Os convocados precisam apresentar a documentação exigida e encaminhar a contratação do financiamento com o banco público de sua preferência. Os pagamentos começam a ser realizados somente após a formatura, e as taxas de juros são de muito baixas a zero.

Professora dá aula para turma de universitários
Imagem: Freepik

O P-FIES por sua vez, não conta com um processo seletivo com número limitado de vagas, sendo realizada diretamente a solicitação de contratação do financiamento. Para tentar obter o empréstimo estudantil, os interessados só precisam entrar em contato com uma instituição financeira parceira.

É importante ressaltar que neste programa, os financiamentos são realizados por meio de instituições privadas, como: Banco do Nordeste e Pravaler. Ao solicitar o financiamento, os candidatos passam por uma análise de crédito, que pode ou não aprovar seu pedido.

As condições de pagamento e taxas de juros são definidas pela instituição financeira, dessa forma variam bastante. Mas, de forma geral, os juros costumam ser mais altos que o FIES e não há período de carência, ou seja, o pagamento começa imediatamente.


Como fazer simulação no FIES e P-FIES 2025?

Se você quer verificar qual dos dois programas vai lhe dar mais vantagens no financiamento, pode fazer uma simulação no FIES e P-FIES 2025. A simulação de um financiamento pelo FIES, pode ser feita no portal SISFIES, da Caixa e do Banco do Brasil e o do P-FIES no site do Pravaler.


Inscrições FIES e P-FIES 2025

Como o P-FIES 2025 não tem um processo seletivo com vagas limitadas, não é preciso se inscrever, a qualquer momento você pode procurar uma instituição parceira e solicitar o financiamento. Agora, se quiser participar do FIES, precisa se inscrever entre 12 e 15 de março, no portal do FIES.

Veja abaixo como fazer sua inscrição no FIES 2025:

  1. Acesse o Portal FIES clicando aqui;
    Portal do FIES
    Imagem: Reprodução
  2. Acesse sua conta no Login Único usando seu CPF e senha (mesma conta usada na inscrição do Enem);
  3. Preencha os dados solicitados sobre o candidato e seu grupo familiar;
  4. Indique curso de seu interesse, além do estado, cidade e instituição onde quer estudar (até três opções);
  5. Pronto, você está inscrito.

Será que VC DEVE OU NÃO FAZER FIES? (youtube.com)

 

Kenia Almeida
Escrito por

Kenia Almeida