O que Acontece se Não Pagar o FIES? Perde o Diploma?

O que Acontece se Não Pagar o FIES? ➜ Perde o diploma? Descubra as consequências de não pagar! ✓ Novas Regras ✓ Informações e mais! ✓

Você sabe o que acontece se não pagar o FIES? O programa é uma das maiores oportunidades para os estudantes brasileiros que almejam o ensino superior, mas existem consequências graves para quem não arca com suas obrigações!

Estudante pensativa sobre o que acontece se não pagar o FIES enquanto segura cadernos
Imagem de KamranAydinov no Freepik

O que acontece se não pagar o FIES?

Se você é um estudante que não conseguiu uma vaga numa IES (Instituição de Ensino Superior) pública e também não tem recursos para custear a educação particular, o FIES (Programa de Financiamento Estudantil) pode ser sua melhor opção.

Este é um programa do governo que anualmente auxilia milhares de alunos pelo país por meio de um crédito destinado ao custeamento dos estudos.

Um dos seus grandes diferenciais, em relação a outros programas estudantis, é a sua taxa reduzida de juros e condições de pagamento.

Mesmo assim, devido a imprevistos como desemprego, muitos estudantes acabam não conseguindo arcar com os prazos.

Mas o que será que acontece se não pagar o FIES? Confira aqui as consequências da inadimplência com o financiamento!

➜  Renegociação FIES 2025: Prazos e Como Renegociar Dívida.


Como o FIES funciona?

Criado pelo Governo Federal, o FIES visa auxiliar pessoas de baixa renda a acessar o ensino superior privado. Ou seja, é a chance de muitos jovens entrarem em universidades renomadas e conseguirem uma educação de qualidade.

Através do FIES, estudantes podem custear as mensalidades em instituições privadas de ensino superior com juros reduzidos e, em certos casos, até isentos.

Jovem negro com cadernos nas mãos
Imagem: Freepik

Além disso, não podemos deixar de mencionar a conveniência de iniciar o pagamento do financiamento somente após a conclusão do curso e em parcelas que se adequam às condições financeiras do estudante.

Já durante o curso, o FIES se encarrega de todos os custos relacionados à IES, enquanto o aluno só precisa pagar uma pequena taxa para manutenção do serviço.


Quem não pagar o Fies perde o diploma?

Mas mesmo com todas essas facilidades, nem sempre o estudante que conclui o curso consegue um emprego de imediato, o que pode dificultar bastante na hora de pagar pelo financiamento.

Por esse motivo, muita gente acaba em dúvida do que acontece se não pagar o FIES, especialmente em relação ao diploma.

Felizmente, mesmo se você não conseguir pagar o financiamento após a formatura, não só o seu diploma fica a salvo como você também não será impedido de exercer a função.


Mas afinal, o que acontece com quem não pagar a dívida do FIES?

Por outro lado, ficar inadimplente com o financiamento traz uma série de restrições gravíssimas.

Afinal, o financiamento acontece mediante um banco como Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil — no caso do P-FIES é possível escolher outras instituições financeiras.

Jovem no notebook com cara de preocupado sem saber o que acontece se não pagar o FIES
Imagem de KamranAydinov no Freepik

E por esse motivo, quem não quitar a dívida no prazo acaba com o nome nas listas de inadimplência de instituições como o Serasa.

A partir deste momento, a pessoa perde acesso a outros tipos de financiamento, como de imóveis e carros. Além disso, também não será mais possível fazer compras a prazo no crediário ou pedir cartões de crédito.

Mas caso você estivesse esperançoso, outro detalhe importante sobre a dívida do financiamento é que ela não prescreve em 5 anos, diferente de outros empréstimos. Afinal, só os prazos para quitar o financiamento tem uma média de 12 anos.


Como pagar dívida atrasada do FIES

Entretanto, se você estiver com o FIES atrasado e quiser regularizar sua situação, existe uma coisa chamada renegociação FIES. Este é um procedimento junto ao fiador do crédito onde é possível reavaliar a dívida em condições melhores para pagar, por exemplo, com um prazo maior.

Confira abaixo como:

  1. Acesse o SisFIES (Sistema Informatizado do FIES);
    Página do SisFIES
    Imagem: SisFIES
  2. Faça uma simulação para renegociar;
  3. Imprima os documentos necessários;
  4. Leve tudo, junto com seus documentos pessoais, para a agência onde solicitou o financiamento.

Lá, a própria instituição irá informar os passos a serem seguidos!

Desenrola FIES

Atualmente, a melhor forma de fazer isso é através do Desenrola FIES, um programa do governo federal válido até o dia 30 de maio de 2024 que dá condições especiais para quem planeja regularizar sua conta em atraso.

Infelizmente, as regras ditam que apenas pessoas com contratos firmados até 2017 e inadimplência até 30 de junho de 2023 podem participar.

Confira nestes links como a renegociação funciona na Caixa e no Banco do Brasil. Você também pode ver os detalhes junto ao Gov.br!

Jaizon Santos
Escrito por

Jaizon Santos