Perdão de Dívida do FIES 2025: Quem tem Direito e Solicitação

Se você financiou seu curso de graduação, mas depois de formado não está ganhando bem suficiente para pagar as parcelas, precisa se informar sobre perdão de dívida do FIES 2025. Então veja aqui tudo que precisa saber sobre essa opção e descubra se você tem direito.

Jovem posa sorridente diante notebook sentada em uma cafeteria
Imagem: Freepik

Grande dívida

Milhares de jovens todos os anos fazem uso do FIES, para conseguir cursar o Ensino Superior sem bolsa de estudo em universidade privada. Apesar de não ser tão bom quanto o SISU e o Prouni, o programa se tornou uma boa opção para quem não consegue custear uma graduação.

Até mesmo entre empréstimos estudantis o FIES se mostra a melhor opção, com suas taxas de juros zeradas e pagamento iniciado somente após a formatura. Contudo, na hora de pagar a ideia deixa de parecer tão boa assim, pois o recém formado se vê com uma grande dívida.

E como nem tudo é como se deseja, muitos novos profissionais não conseguem iniciar sua carreira ganhando bem, e acabam não conseguindo fazer os pagamentos do FIES. Dessa forma, a dívida, que já era grande, fica ainda maior, e ainda mais difícil de se quitar.


Perdão de dívida FIES 2025

Jovem fazendo as contas de suas dívidas expressa estresse
Imagem: Freepik

Embora você não possa deixar o tempo resolver o problema, pois a dívida do FIES não “caduca”, você pode ter outras opções. Isso porque, ao notar o grande número de inadimplentes no programa, o Governo Federal estabeleceu algumas soluções por meio da Lei 14.375 de 2022.

A partir da Lei, os participantes que desejam se livrar dos débitos passaram a ter a opção de solicitar o perdão de dívida do FIES 2025, ou simplesmente fazer a renegociação FIES.


Quem pode solicitar perdão de dívida do FIES 2025?

Antes de solicitar perdão de dívida do FIES 2025, é preciso verificar se você se encaixa no público-alvo. O benefício tem diferentes públicos-alvos, dependendo da solução escolhida, atendendo assim inadimplentes com atrasos de 90 a 360 dias.


Como funciona o perdão de dívida FIES 2025?

Jovem comemora algo sentado diante o notebook
Imagem: Freepik

Os devedores que têm débitos atrasados a mais de 360 dias, podem obter perdão de até 77% do valor total de sua dívida com o FIES. Além disso, o saldo após o desconto ainda pode ser pago em até 15 parcelas.

Quem recebeu Auxílio Emergencial durante a Pandemia do Covid-19, ou tem cadastro em programas sociais pelo CadÚnico tem uma vantagem no perdão de dívida do FIES 2025. Isso porque podem conseguir ter até 99% da dívida perdoada, parcelando o restante em até 15 vezes.

Os recém formados que estão sem pagar o financiamento a mais de 90 dias, podem conseguir um desconto de 12% do valor total da dívida, na quitação à vista. A quitação imediata também oportuniza desconto de até 100% das multas e juros por atraso.

Já para aqueles que têm atraso superior a 90 dias, mas não têm condições de fazer a quitação à vista, podem obter apenas o desconto de 100% nas multas e juros por atraso. No entanto, podem parcelar a dívida em até 150 parcelas sucessivas.


Como solicitar o perdão de dívida do FIES 2025?

Se você se encaixa no perfil do público-alvo, pode solicitar o perdão de dívida do FIES 2025 remotamente. Você só precisa acessar o aplicativo do seu banco operador e buscar por Renegociação FIES. Veja abaixo um passo a passo de como fazer isso:

Banco do Brasil

  1. Acesse o aplicativo do Banco do Brasil e clique em Solução de dívidas;
  2. Em seguida clique em Renegociação FIES;
  3. Então clique em Renegociar parcelas;
  4. Faça uma simulação do parcelamento e escolha a opção que se adapta melhor às suas condições financeiras;
  5. De aceite no termo de adesão e conclua a operação;
  6. Pronto, agora você só precisa pagar a primeira parcela ou boleto da renegociação para confirmar o novo contrato.

Caixa Econômica Federal

  1. Acesse o aplicativo da Caixa e clique em Renegociação Fies;
  2. Verifique se a renegociação está liberada para seu contrato;
  3. Em seguida confira se os dados que constam estão corretos;
  4. Posteriormente faça uma simulação, para verificar as opções para seu contrato e escolha a que se adapta melhor às suas condições financeiras;
  5. Então confirme seu dados, dê aceite no termo de adesão e conclua a operação;
  6. Pronto, agora você só precisa pagar a primeira parcela ou boleto da renegociação para confirmar o novo contrato.
Kenia Almeida
Escrito por

Kenia Almeida