Transferência de Curso pelo FIES 2025: Regra, Prazo e Tutorial

Transferência de Curso pelo FIES 2025 ➜ Veja como mudar de curso aproveitando o financiamento! ✓ Onde Solicitar ✓ Regras e mais! ✓

Dúvidas em relação à transferência de curso pelo FIES 2025? Então você veio ao lugar certo. Confira aqui o que é o processo, como e até quando fazer!

Garota saindo da sala para fazer transferência de curso pelo FIES 2025
Imagem: Javier trueba na Unsplash

É possível realizar a transferência do FIES de um curso para outro?

Se você ainda não conhece, o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do governo que concede financiamentos para estudantes em cursos de nível superior de instituições privadas.

E a melhor parte sobre o programa são as condições de pagamento, já que o financiado só precisa começar a pagar após se formar e em parcelas que condizem com a sua situação financeira.

Por esse motivo, o programa é muito concorrido e nem sempre é possível passar de primeira no curso que a gente quer.

Felizmente o programa permite que os financiados façam a alteração de um curso, ou até mesmo de uma universidade para outra, mas existem condições para isso. Confira aqui como e quando fazer a transferência de curso pelo FIES em 2025!

Aditamento FIES 2025: Renovação, Prazos e Solicitação.


Requisitos para transferência de curso

Se você planeja mudar de curso ou instituição usando o FIES, precisa antes de mais nada entender os critérios necessários para o procedimento.

No geral, será necessário ter uma nota no ENEM igual ou superior à nota de corte do curso desejado durante a fase de seleção.

Mulher sorrindo em frente ao notebook
Imagem: Freepik

Por exemplo, se você foi selecionado para o curso de Engenharia Civil e deseja mudar para Medicina, é essencial que sua nota do ENEM seja suficiente para atender à nota de corte do curso desejado. Outro requisito é que o curso deve ser da mesma instituição na qual você já está matriculado.

Por outro lado, se transferir de faculdade também é possível, mas apenas para o mesmo curso que você já está fazendo e com a aprovação por parte da instituição de destino. Obviamente, a nova faculdade também precisa ter vagas disponíveis.


Quanto tempo de curso pode pedir transferência?

Um detalhe importante sobre a transferência de curso pelo FIES é que ela só pode ser feita nos 18 primeiros meses de contrato, ou seja, um 1 e meio a partir do início.

Caso o estudante passe de 3 semestres no curso atual, a única opção para a transferência é recorrer à justiça. Mesmo assim, a exigência do tempo só pode ser contornada em casos excepcionais, como doenças.


Quais cursos podem ser transferidos para medicina?

Desde que dentro da mesma faculdade, o aluno financiado pode se transferir para qualquer curso, inclusive de medicina. Entretanto, é preciso ver antes se há vagas disponíveis.

Jovem negra escrevendo redação
Imagem: Wayhomestudio no Freepik

Mas é bom notar que as grades curriculares dos cursos podem ser completamente diferentes e a própria instituição pode ter requisitos extras aos quais os estudantes devem cumprir.

Tomando uma transferência de curso pelo FIES para Medicina como exemplo, a faculdade pode exigir cursos de origem específicos, como Biomedicina, Enfermagem, Nutrição ou Odontologia.


Alterações no contrato do FIES após a transferência

Outra coisa importantíssima para se ter em mente é que o contrato do financiamento não sofre alterações.

Estudantes que mudam de curso ou faculdade ainda terão que pagar o mesmo percentual do financiamento e seguir os prazos estabelecidos no contrato original.

Obviamente, isso pode ser um problema ao mudar para um curso ou universidade mais caros, já que o valor das parcelas aumentará de acordo.

Mas dependendo da situação e de se a pessoa se encaixa nas regras, é possível renegociar a dívida do FIES, caso a opção esteja disponível.


Como realizar a transferência de curso pelo FIES em 2025

Caso você esteja interessado em fazer a transferência de curso pelo FIES em 2025, deve seguir os passos abaixo:

  1. Acesse o Sistema Informatizado do FIES (SisFIES);
    Página do SisFIES para transferência de curso pelo FIES em 2025
    Imagem: SisFIES
  2. Faça seu login;
  3. Clique em “Aditamento de Contrato”;
  4. Navegue até Aditamentos Disponíveis > Transferência Integral;
  5. Preencha os dados necessários conforme o tipo de transferência;
  6. Envie a solicitação, anexando quaisquer documentos necessários.

É bom notar que o processo não é imediato, uma vez que passará por etapas de análise por parte do sistema e das instituições envolvidas.

Uma vez aprovado, o estudante deve se encaminhar à instituição de destino, onde vai assinar o novo contrato do FIES.

Jaizon Santos
Escrito por

Jaizon Santos